terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Matisse


(Odalísca, Matisse)

Hoje soube pelo Bernardo Carvalho de que, em 1940, Henry Matisse esteve para vir ao Brasil. A França ocupada pelos nazistas estava arrasada, e ele já tinha o visto no passaporte para desembarcar no Rio de Janeiro. Parece que mudou de idéia em cima da hora, porque, segundo o próprio pintor, "não poderia desertar de seu país diante de tamanhã destruição".
Sempre gostei muito de Matisse, mas não conhecia esse dado biográfico. Fiquei pensando o que não poderia ter saído do gênio, aos setenta anos que tinha então, vendo a nossa cidade
Maravilhosa (que se saiba que não acho ela tão maravilhosa assim).
Para além da importância de Matisse nas tintas, me deu uma vontade de escrever uma historinha do tipo "e se Matisse tivesse vindo ao Brasil". Ora, a quem engano? Não vou pesquisar o Rio da década de 40 e não tenho cá comigo nenhuma boa idéia para inventar uma ficção. Isso é mais com o Jô. E seria engraçado.

1 Pitacos:

Anônimo disse...

Veridiana, pois é, mas eu não sei inventar as coisas, e também não sei não fazer pesquisa, logo, a inépcia criativa aliada à preguiça perscrutadora darão em nada.