terça-feira, 6 de maio de 2008

Um pouco de respeito

Dez leitores

Tenho tratado com muito descaso os afinal não tão poucos leitores deste blogue. Digo não tão poucos porque no último poste anotei dez ou doze comentários ao texto, e ainda faltaram alguns visitantes contumazes, que suponho ainda estejam por aí. É claro que mesmo que apenas um leitor houvesse, deveria eu tratá-lo com respeito e consideração. Portanto, é feliz que informo acreditar ter, vamos lá, uns quinze leitores, e que estes leitores, freqüentes e participantes, merecem mais atenção.

Periodicidade

Não tenho tido muito o que dizer para que possa atualizar o blogue todos os dias (para a sorte de todos nós, convenhamos). E não me apetece escrever qualquer tolice (a despeito das tolices que mesmo assim são escritas) só para deixar o blogue movimentado. Mas, de qualquer forma, nada justifica que não desenvolva uma periodicidade para que os leitores ao menos saibam quando é que podem encontrar, se o desejarem, algo novo por aqui, para não os fazer gastar precioso ou ocioso tempo de internete entrando numa página desatualizada. Esta Bazófia, então, terá textos postados todas as terças-feiras, o que dará um inédito por semana no mínimo (exceto se surgir algo que anseie ser publicado urgentemente). Se por algum motivo não puder publicar na terça-feira (não se está isento de percalços os mais variados possíveis), um dia antes, portanto na segunda, farei aqui o aviso do sucedido.

Pitacos

O diálogo que se estabelece nos comentários é muito importante, sobretudo para o blogueiro, já que é, em última instância, a possibilidade de alcançar, de fato, a audiência do blogue. Ora, se a primeira coisa que o leitor pode fazer de mais especial para quem escreve o texto é lê-lo, a segunda é comentar. Logo, não faz sentido o também desrespeitoso tempo que o escrevente demora para responder aos comentários, diminuindo, dessa forma, o espaço para um debate que pode ser muitas vezes bastante melhor que o próprio texto. Pretendo, pois, responder aos comentários tão logo os veja na página, comprometendo-me a responder a todos até no máximo a terça-feira seguinte à publicação.

Louvoso

Gratidão não é uma boa palavra, mas louvoso, à moda do Manoel de Barros, talvez seja. Fico muito feliz que vocês leitores continuem vindo a este singelo espaço, e muito satisfeito também que comentem os textos. Aqui na Bazófia não tem essa de que blogue é do blogueiro e ele faz o que quiser. Não, eu escrevo o que quiser, mas não pretendo fazer o que quiser, porque a única e exclusiva utilidade deste blogue é se fazer ler. Sem leitores, não há blogue. Por isso gostava de convidar a que se manifestassem quanto as formas e agora sobre essa questão da periodicidade, ajudando-me a fazer um blogue mais palatável para a leitura. Os textos eu prometo melhorar, mas como os diletos leitores já sabem, isso ainda vai longe de produzir um bom efeito.

Obrigado por virem e prestigiarem as palavras que não muito firmes vou deixando por aqui. Um abraço terno.
Juliano

15 Pitacos:

Jú Pacheco disse...

Só rpa marcar presença, continuo por aih!
E com o blog!

Tatiana Machado disse...

Como escrever o que me ocorre agora? Acho que começo a entender certas analogias feitas por você entre o House e aquele personagem shakespeareano e ainda um outro personagem contemporâneo a nós. Isso está em seus textos, aqui no blogue! E eu, depois de tantos avisos, deixando-me levar pela síndrome de Zukerman!
Bom, nunca me senti desrespeitada com suas ausências da Bazófia, embora sinta falta quando você não escreve. Então, de qualquer modo, fico muito satisfeita em saber dessa nova periodicidade e continuo - sempre - aqui com você.

Anônimo disse...

Acho muito interessante e gostosa a maneira como explicita os seus movimentos em relação ao blogue e gosto também da troca que vejo aqui. Leio porque gosto do que e quando escreves - também por ser você a escrever, não nego - e comento, na maioria das vezes, até porque sou um tanto impulsiva (já entrei pelo cano por conta disso). Ju, entendo que sinta satisfação por saber seus textos lidos e comentados, entretanto, mesmo que eu goste de fazê-lo, isso não me faz refém da obrigatoriedade (ou compromisso) de comentar e não gostaria que sentisse a ausência de pitaco como descaso, assim como não me sinto derespeitada pela ausência ou demora de resposta, ainda que o comentário possa, por vezes, incluir uma pergunta...rs.
Por fim, gostei da proposta da periodicidade, não deixa de ser uma forma de estarmos com você. Ah, também fez-me pensar sobre o uso da palavra gratidão; concordo que, no caso, louvoso se aplica muito melhor. Só não me imagino usando a palavra louvosa...rs (o som de louvoso é bem mais bonito - cheio, redondo).
Beijo
putz... quase escrevo outro texto.

Anônimo disse...

Adorei: "palatável para a leitura".

De qualquer forma gostei da idéia de saber quando terá um post novo: serão sustos programados.

Anônimo disse...

Sinto sim sua falta e falta dos seus escritos.

Fico feliz com o proposto, mas acredito que você não é como eu, que só escreve bobagens e a toda hora. Os seus textos vem de inspiração e não de obrigatoriedade.

Beijokas

Dura na queda disse...

Já que palatável foi tópico de pitaco : que venham as terças-feiras recheadas dessa bazófia.

e olha só (oba!) já é amanhã.

beijo.

Dura na queda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliano Machado disse...

Jú Pacheco, que bom que tornou. Continue. Já andei fuçando no seu blogue.

Juliano Machado disse...

Tatiana, Shakespeare, House, Zuckerman? De que falas?...

Brincadeiras de lado, que bom que continua por aqui e espero que esse negócio de periodicidade dê certo.

Juliano Machado disse...

Marlene, mas Marlente! Escreva um texto, oras! Tanto melhor!

Relendo esse poste também fiquei com a sensação de que se pudesse interpretar que com a minha anunciada periodicidade, ficasse eu me imaginando credor dos comentários. Não, não fico. É claro que os comentários, como eu disse, são a forma mais palpável de averiguar a audiência, mas mesmo assim não quero que os leitores do blogue se sintam coagidos a comentar qualquer coisa. De modo que não sinto a ausência de pitacos como descaso, de maneira nenhuma, mas acho que da minha parte é descaso, sim, com o leitor não responder num tempo razoável e não administrar alguma periodicidade na página. Isso por um motivo simples: quando passo a publicar um blogue, estabeleço um compromisso com os possíveis leitores. O blogue está aqui unicamente para ser lido e se me proponho a escrever, crio responsabilidades com quem lê. Mesmo que o leitor seja ocasional, mesmo que venha uma única vez e sobretudo aos assíduos. Já o leitor só tem o compromisso de leitor mesmo, de si para consigo. Se acha que tem de voltar, volta, se acha que tem de comentar, cometa, e esse foro sim é o mais íntimo.
De qualquer forma, muito obrigado pela sempre oportuna reflexão.
beijo

Juliano Machado disse...

Ana, não acha que até eu, pobre que sou posso de vez em quando me arriscar a brincar com o significado das palavras misturando abacaxi com manga?

Quanto à periodicidade, espero que te ajude a vir mais vezes tomar muitos sustos.

Juliano Machado disse...

Telma, você não escreve só bobagens, como disse. O seu como outros blogues que conheço tem propostas que em princípio em havia pensado diferente pro meu, sem juízo de valores. Mas acabo, como sempre me aponta a Veridiana, vendo que há pouco como fugir da fórmula.

Em tempo: meus textos raramente são de inspiração, falta talento. No máximo uma ou outra idéia que surge pegada com algum fato.

Obrigado por sempre e sempre ler e comentar, isso me deixa muito feliz.

Beijokas.

Juliano Machado disse...

Lívia, olha só já é hoje! Ai ai ai, eu e minhas idéias de respeito. Vamos ver no que vai dar.

Fico muito feliz quando vejo um comentário seu por aqui.

beijo.

Elcio Machado disse...

Juliano,
Bom que tenha decidido pela periodicidade, e que a tenha prometido aos seus leitores. Gostaria de ter empenho em fazer o mesmo, tanto como escritor (que não sou) como leitor (que o sou, péssimo).
Seu espaço, e o da Tatiana, são um conjunto de perplexidades (boas) para mim. Cada vez alcanço menos, mas ao menos tento.
Beijo

Juliano Machado disse...

Elcio, essa história de periodicidade está me enchendo os pacovás, pra ser sincero. Mas vamos a ela.

Quanto a alcançar menos, sinceramente duvido muito.

Que bom que está por aqui e comentando.

beijo.